Com o fenômeno das redes sociais, tornou-se incrivelmente banal o compartilhamento de frases sábias, poderosas, históricas, etc. Não precisa mais ler um livro todo, tampouco ouvir esses “ensinamentos condensados” por meio de alguém que conviveu com um sábio. Está tudo na prateleira virtual. E você leva de graça, mas há um certo custo para apreender em sua totalidade tais recados.

Inegavelmente, confere-se mais credibilidade à timeline de alguém que coloca o pensamento de um filósofo conhecido, um artista ousado, um mártir religioso.

Na Doutrina Espírita, particularmente, no Livro dos Médiuns, extrai-se o entendimento geral de que o mais importante em uma mensagem psicografada é a mensagem em si. Que horas ela veio, por quem ela veio, pra quem ela foi direcionada, quem assinou, que grafite usou, se era papel A4, quantos filhos tinha o médium: tudo secundário. Tudo menos importante do que os ensinamentos contidos nas palavras trazidas. Contudo, há muita gente no meio espírita preocupada com quem seria o autor do conteúdo revelado, buscando nisso um critério de validação das ideias apresentadas. Lógica inócua e invertida.

A fim de ilustrar quanto à suficiência na simples exposição e análise dessas ideias, frases, ensinamentos superiores, sem ficar bitolado com a autoria, trago um texto concatenando vários posts de sucesso.

            Somos o que fazemos. Mas, somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos.

            Pregue o Evangelho em todo tempo e em todo lugar. Se necessário use palavras.

            Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las.

            Se você achar que consegue ou que não consegue algo, você está certo.

            Cuide do seu corpo com se ele pudesse viver 200 anos. E cuide do seu espírito como se ele fosse morrer amanhã.

  A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original.

            Quem reclama que não tem tempo decidiu priorizar o choro.

Sempre haverá alguém melhor do que você. Isso é bom. 

Os autores dos pensamentos acima não dão a mínima se você reconhece a autoria de cada frase. Contudo, eles sabem que muito será cobrado a quem muito foi dado, sob todos os aspectos, inclusive quanto ao acesso daquilo que eles deixaram registrado. É isso que importa.

Um comentário em “Ass: Zé Alguém

  1. Realmente é a pura verdade, embora muito que tenham me ajudado certas frases espíritas nas quais reconheço de fato e é verdade que estejam agregadas ao meu conhecimento via internet, vejo sim que ainda é necessário um conhecimento mais profundo quanto à diversas teses ou frases; porém não posso negar que ainda que exista uma prateleira farta de bons exemplos, acredito que a maioria dos que buscam esse conteúdo tem muito à evoluir sendo que a ferramenta ” internet ” seja utilizada nesse momento de uma maneira positiva.
    Com toda humildade e respeito aos demais que usufruem para lazer ostentação fofocas prostituição crimes virtuais; enfim uma fartura de propósitos diferentes dos q buscam auxílio, evolução espiritual, mudança e entre outros motivos para aprender r superar seus conflitos e conquistar evolução espiritual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s